Como ter Acesso ao Benefícios do Telefone Popular do Governo
Os interessados em aderir ao Telefone Popular devem estar inscritos no Cadastro Único e atender aos seguintes critérios:
- Famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa (R$ 606,00);
- Famílias com renda superior a três salários mínimos, desde que estejam cadastradas em programas sociais governamentais em todas as esferas;
- Famílias unipessoais ou indivíduos em situação de rua;
- Possuir Número de Identificação Social (NIS) e CPF;
- Manter os dados pessoais atualizados no Cadastro Único.
- Processo de Cadastro no Telefone Popular
Além de manter os dados atualizados no Cadastro Único, o responsável familiar deve entrar em contato com a concessionária de telefonia fixa local, fornecendo CPF e NIS para realizar o cadastro. Os números de atendimento das concessionárias já foram divulgados:
- Telefone Popular Oi: 0800 031 0001
- Telefone Popular Vivo: 10315
- Telefone Popular Algar Telecom: 10312
- Telefone Popular Sercomtel: 10343
Após a solicitação, a instalação do telefone ocorrerá em até 7 dias no endereço fornecido. Há também uma taxa de instalação, variando de R$28 a R$185, conforme a região, podendo ser parcelada.
Cadastro no CadÚnico
Para se inscrever no Cadastro Único, o responsável familiar deve comparecer ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) com os seguintes documentos:
- Certidão de nascimento;
- CPF;
- Documento de identidade (RG);
- Certidão de casamento (se aplicável);
- Carteira de trabalho;
- Título de eleitor;
Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI), se aplicável.
Após uma entrevista para verificação de documentos e condição financeira familiar no CRAS, a elegibilidade para os benefícios sociais é confirmada. Para atualizar os dados no Cadastro Único, basta acessar o site do programa ou utilizar o aplicativo.
Processo de Solicitação do Benefício
Para solicitar o Telefone Popular, é crucial que o chefe da família esteja cadastrado no Cadastro Único, com informações atualizadas sobre endereço, renda e CPF válido. Além disso, é necessário entrar em contato com a concessionária telefônica local, fornecendo dados pessoais, como o Número de Identificação Social (NIS) e o CPF.
Caso o CPF não conste no CadÚnico, é necessário informar o Título de Eleitor ou o Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI) para os declarantes indígenas. Se houver dificuldades na inscrição ou no atendimento, é recomendável comparecer ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) com documentos pessoais para regularizar o cadastro e confirmar o direito ao benefício.
Os números de atendimento das concessionárias estão disponíveis para contato. Após a solicitação, a empresa consultará os dados no CadÚnico e, se aprovado, o serviço será ativado em até 7 dias. É importante observar que o pedido pode ser deferido ou indeferido.
Contatos das Concessionárias:
10312 – CTBC Telecom
10314 – Oi Região 2 (anteriormente a área de atendimento da Brasil Telecom)
10315 – Telefônica/Vivo
10331 – Oi Região 1
10343 – Sercomtel